Tamanho e modelo de armação ideal para o seu grau

Muitas pessoas, ao escolherem uma armação dos óculos, se preocupam-se apenas com uma harmonia que ela oferece ao rosto. Esquecem, com isso, outro detalhe muito importante: o tamanho da armação ideal para o seu grau. Não sabe como fazer a escolha correta? Neste artigo vamos dar todas as dicas que você precisa para escolher com segurança.

A própria pressa dos óculos apresenta informações que podem te orientar neste sentido. Trata-se de um detalhe importante para evitar hipóteses como uma armação maior do que o bloco da lente. Neste caso, a montagem do item acaba não sendo possível. Vamos abordar melhor este e outros detalhes nos próximos tópicos!

 

medidas-oculos-ARO

Se quer realizar uma compra de armação na internet e não sabe se está diminuindo o tamanho ideal, compare uns  óculos que gosta.

Qual armação devo usar?

Descubra o tamanho da armação ideal para o seu grau:

Indicações para quem tem até 4 graus

Se você apresenta entre -4 graus de miopia e +2 de astigmatismo, a primeira dica é evitar armações maiores do que aro 56 mm. Fora esse detalhe, você estará livre para escolher qualquer modelo que combine bem com o seu formato de rosto.

Esses com rostos mais quadrados, por exemplo, podem oferecer óculos arredondados. Os ovais, além deste modelo, podem usar aviador, wayfarer e gatinho. Já os formatos redondos devem dar preferência às armações quadradas. O rosto tipo coração, por fim, é ideal para algo mais arredondado e pequeno.

Opções de armação e material

Ainda não tocante ao modelo, entre os graus de miopia e astigmatismo citados é possível usar três opções de armação. São elas: aro fechado, meio aro e três peças. No último modelo, é importante que as lentes apresentem um material mais resistente. Afinal, elas tornam-se uma estrutura própria dos óculos. Uma boa opção para este caso é o policarbonato.

Em relação ao material da armação, as lentes de grau baixo permitido quase todos os tipos. O único detalhe que você precisa observar a esse respeito é a curvatura da armação. Quando elas são muito curvadas podem gerar incompatibilidade com certos tipos de lente. Uma curvatura ideal para estes graus é até 4.

 

Indicações para que tem mais de 4 graus de miopia

Se você possui mais de 4 graus, escolher o tamanho da armação ideal requer mais cuidado. Os óculos para miopia possuem lentes com bordas mais grossas do que daquelaselasadas no tópico anterior.

Outro detalhe para prestar atenção é que as bordas das lentes ficarão mais grossas conforme o tamanho da armação. Isso gera o efeito popularmente conhecido como “fundo de garrafa”. Sendo assim, a dica é usar aquelas armações que sejam menores do que 53 mm. As melhores opções são óculos redondos

O mesmo é válido para os modelos em três peças. O ideal é apostar nas armações aros fechados. Dessa forma, dispomos de um encaixe maior para acomodar as lentes e disfarçar a grossura das extremidades. Na prática, você tem a sensação de um óculos mais fino.

Encontre a medida na armação!

Vimos nos anteriores que o tamanho da armação ideal para o seu grau depende de muitos fatores. Quanto maior para miopia, astigmatismo ou hipermetropia, mais atendimento ao serviço para comportar a lente na estrutura. Mas, afinal, como sabre a medida da armação?

O aro é o fator mais importante para considerarmos. É ele que determina se temos um óculos grande – maior do que 55 mm – ou pequeno. Você encontra esta informação gravada em uma das hastes dos seus óculos. No mesmo local, encontramos em sequência as medidas da ponte e o tamanho das hastes.

como-ver-tamanho-da-armacao

Caso a medida não esteja presente, você pode fazer a medida com uma régua. Para isso, basta medir a largura da lente. Estes são os métodos que podem ser utilizados para descobrir como medidas. Fora isso, basta aplicar como dicas anteriores para escolher o modelo que melhor se relaciona com o seu grau.