CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM NOSSO ÓCULOS

A próxima etapa após a consulta no oftalmologista é escolher o óculos de grau ideal. Para isso, devemos pensar não somente no design da peça e em como ele ficará no rosto, mas também nos preocupar com a qualidade da armação e das lentes. Afinal, muitas vezes, cuidamos tão bem da pele e do cabelo, mas nos esquecemos da saúde dos olhos, não é mesmo? Dependendo da necessidade visual, os óculos podem custar acima do valor esperado e, se surgir incertezas sobre o investimento, saiba que alguns cuidados com óculos de grau são essenciais para ampliar a vida útil da peça. Pensando nisso, reunimos sete práticas cotidianas para você cuidar bem do acessório. Vamos a elas?

  1. Limpe com frequência

A limpeza é um dos fatores mais importantes para preservar os óculos de grau, além disso, as lentes sujas incomodam e atrapalham a visão. As flanelas de microfibra, que normalmente acompanham o acessório, servem para limpar e remover as sujeirinhas do dia a dia, como partículas de pó e marcas de dedo.

Se a sujeira do óculos estiver mais espessa, utilize produtos antiestáticos que contêm álcool isopropílico.

Normalmente, eles são vendidos em óticas em formato de spray. Basta pulverizar na flanela e passar levemente nas lentes. Para uma higienização mais profunda, lave com água corrente e adicione uma gota de detergente líquido neutro.

  1. Fique longe do calor

O calor extremo pode danificar a estrutura da armação, visto que alguns materiais são moldáveis às altas temperaturas, como o acetato. Outras matérias-primas também podem rachar e quebrar em situações de calor. Um carro parado ao sol, por exemplo, pode alcançar até 70 graus, e esquecer seu óculos no painel do carro por muito tempo certamente irá estragá-lo. O revestimento das lentes também pode sofrer danos.

Aluguel de Carros em Fortaleza - Tudo para Você Saber

  1. Guarde depois de usar

Um hábito simples, mas que faz toda a diferença em relação aos cuidados com óculos de grau, é a maneira como armazenamos o acessório. É comum esquecê-lo em cima da mesa, da cama ou do banco do passageiro do carro, aumentando os riscos de danificação.

Como os óculos nos acompanham na maior parte do dia, é preciso criar o hábito de guardá-los no estojo. As capinhas são resistentes ao calor e impactos e protegem os óculos, evitando que as lentes risquem, quebrem e entortem. Com esses cuidados, seu óculos vai durar muito mais e o investimento inicial terá valido a pena.

  1. Não durma com os óculos

Muitas pessoas se esquecem de tirar os óculos quando deitam na cama ou no sofá e acabam dormindo. Contudo, isso pode entortar a armação e quebrar as lentes. Por isso muito cuidado, lembre-se sempre de tirar os óculos nessas ocasiões.

  1. Faça ajustes na armação

Ajustar periodicamente a armação é um dos cuidados que ajudam a preservar seus óculos e as lentes de grau. Portanto, procure uma ótica especializada e peça para ajustar as hastes no seu rosto. Elas são responsáveis por suportar o peso da armação e, se não estão devidamente alinhadas, podem danificar a estrutura do óculos.

  1. Não use o óculos na cabeça

Outro movimento comum é tirar os óculos da face e colocá-lo na cabeça, segurando a parte da frente dos cabelos. Por mais difícil que seja acabar com o hábito, é importante não usar os óculos na cabeça, já que isso desalinha a armação e, consequentemente, prejudica o posicionamento das lentes.

  1. Deixe-os com as lentes para cima

Os cuidados com óculos abrangem não somente a armação mas também as lentes. Se não foi possível guardar o óculos na capinha, tente deixá-lo com as lentes para cima e as hastes, para baixo. Isso evitará o atrito da lente com a mesa, protegendo de riscos e do contato direto com sujeiras. Outra ótima dica de cuidado com as lentes é passá-las por um tratamento antirreflexo. Adicionar uma película a mais, com característica protetora e antiestática, ajuda a diminuir possíveis riscos e sujeiras.

Viu só? Os cuidados com óculos consistem em mudanças de hábito e, aos pouquinhos, é possível colocar as dicas em prática. Depois de um certo tempo se policiando, essas práticas estarão fazendo parte da sua rotina sem você nem perceber. Seus óculos vão lhe agradecer!