As vantagens de lentes amarelas para dirigir à noite

Para muitos motoristas, dirigir à noite, pode ser um tormento. A visibilidade reduzida da estrada dificulta bastante a direção. Mas você sabia que existem óculos com lentes amarelas que ajudam muitos condutores nessas horas?

As lentes amarelas ajudam os nossos olhos a corrigirem uma espécie de confusão que pode ser causada no nosso cérebro. O instrutor de trânsito Daniel Oliveira destaca as vantagens desse tipo de óculos:

“Os condutores que utilizam os óculos com lentes amarelas à noite têm uma visão muito melhor da pista, eles favorecem bastante a visibilidade”.

Mas não pense que eles devem ser usados a qualquer hora. De acordo com o instrutor, a utilização de óculos com lentes amarelas durante o dia pode prejudicar a retina dos olhos.

Alguns motoristas também optam por utilizar no carro películas amareladas. Vidros dianteiros e traseiros; parabrisa e faróis são, muitas vezes, envelopados com esse tipo de película.

Mas antes de sair fazendo essas alterações no seu veículo é preciso estar atenta ao que é permitido. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos parabrisas e 70% para os parabrisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

O parabrisa e as áreas envidraçadas nas laterais dianteiras do veículo (respeitando o campo de visão do condutor) são considerados pelo Contran áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. A transparência não poderá ser inferior a 28 % nas demais áreas que não interferem à dirigibilidade.

Fonte: extra.globo encurtador.com.br/hvyzT

 

Leave a comment